segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Rock 'n' Roll Lisboa Meia Maratona - as nossas aventuras

A aventura começou na Sexta-Feira, quando fui levantar os dorsais :)
É sempre uma coisa que adoro fazer! Gosto do ambiente que se vive, da animação das pessoas, das expectativas que cada um trás consigo :)
Demorei cerca de uma hora para conseguir chegar a Lisboa! Estava imensooo trânsito!! Mas consegui chegar a 15 minutos do fecho das portas!!
A Expo já estava muito calma... mas ainda vi grupos de estrangeiros, com as suas malas de viagem a tirar fotos a tudo! Tal como nós fizémos em Madrid! Sabe tão bem esta expectativa :)
Calmamente fui buscar os nossos dorsais e os dos nossos companheiros :) como íamos participar na Meia Maratona de Lisboa e como tínhamos feito uma Meia Maratona em Liverpool, todas da série Rock 'n' Roll, tínhamos "direito" a receber mais uma medalha :) Fui-me informar sobre como poderíamos ter acesso à medalha, e após dar os nossos nomes e a prova que fizémos, deram-me imediatamente as medalhas! Lindas, enormes e pesadas!! :D Que feliz que fiquei!!
Mandei fotos para todos os meus companheiros dos seus dorsais, camisolas e medalhas!


Domingo o despertador tocou bem cedo! Não sabia muito bem o que me esperava..! Há já bastante tempo que as dores na perna não me deixam treinar nem correr como deveria de ser...! Mas há coisas que nem as dores e o desconforto da perna me conseguem tirar: dedicação, empenho e determinação.
Sabia à partida que não conseguiria fazer muitos kms, mas todos os que fizesse seriam com dedicação e determinação! O Maridão também tem tido dores estranhas no peito, que também não o deixam correr descansado.... ainda não sabemos o que será...!
Então cheios de expectativa, combinamos de nos encontrar com os nossos companheiros Ivone e João em Lisboa! E assim foi! À hora marcada encontramos-nos na Gare do Oriente, pertinho das filas dos autocarros! As filas eram enormes e pareciam intermináveis, mas curiosamente, foram bastante rápida!


Tínhamos acabado de embarcar em mais uma aventura!! Todos juntos, como não poderia deixar de ser, rumámos à Ponte Vasco da Gama! A vista que se tem de cima da Ponte é linda!


Ao contrário do ano passado, estava um dia lindo, o rio muito calmo :) cheio de alforrecas e mariscadores! Lindo! A Ponte estava já cheia de atletas! Portugueses e estrangeiros :) Todos com ar bastante feliz! Fomos andando pela Ponte fora, tirando fotos, conversando e rindo :) Eu não queria pensar muito no que iria acontecer, por isso, fui-me distraindo e aquecendo bem, para que as dores fossem mínimas!


Confesso que não ouvi o tiro da partida, mas todas as pessoas começaram a correr, e olhei para o relógio e era 10h31m, o que claramente era o arranque da prova! Despedimos-nos uns dos outros até à meta!!
Os nossos companheiros arrancaram à frente e juntos e eu e o Maridão fomos mais calmamente, cada um com as duas limitações, mas lado a lado :) a vista da ponte é linda e a mancha colorida à nossa frente era fantástica! A força e a vontade de correr sobe por mim a cima, só de ver todas aquelas pessoas ali! A perna estava a portar-se bem e as dores do Maridão estavam controladas :) os primeiros 3 kms fizeram-se num instantinho :) e logo ali estava o primeiro abastecimento! Água Vitalis bem fresquinha! Estava ali também uma banda a tocar uma boa rocalhada!! Ou não fosse a Rock 'n' Roll Half Marathon!
Um pouco mais à frente estava a separação entre a Mini Maratona e a Meia Maratona. E nós seguimos pela Meia Maratona :) Não sabíamos o íamos conseguir aguentar...! Mas lá fomos! E quando demos por nós, estávamos no Km 6! Nada mau! Pensamos e sentimos! Apesar do muito calor que estava, estávamos bem :)


Vimos também passar os primeiros herois da Maratona (sim! porque aquelas pessoas são autenticos heróis!) Um pouco mais à frente, os bombeiros estão a fazer uma espécie de chuva para refrescar o pessoal!! Soube mesmo bem! Corremos mais um pouco :) Mas, daqui para a frente começou a ser mais difícil... o Maridão estava indisposto e começava a ter fome... e alguma fraqueza... a partir daqui fomos correndo e andando... para gerir o esforço... eu estava bem, o pé um pouco dormente, mas não tinha dores, e apesar dele ele me ter dito muitas vezes "segue sem mim!" não ia a lado nenhum sem ele! Fui-lhe dando a mão e puxando-o :) e quando demos por nós, estávamos no Km 11!  Naqueles Kms todos, não havia nenhum abastecimento, nenhum posto médico, nada...! Aqui olhamos para o relógio e fizemos contas e decidimos que aqui seria o nosso ponto de retorno! E assim foi! Naquele momento, estávamos a 7 Kms da meta! O Maridão estava em sofrimento :( mas não podíamos ficar ali! Havia abastecimento de frutas e água a 1 km dalí! Devido ao sofrimento a todos os níveis do Maridão, no caminho de retorno já só caminhamos! Entretanto, ele teve uma grande caimbra, o que o obrigou a deitar-se no chão para eu lhe alongar a perna, a ver se aliviava a dor. Confesso... pensei... "pronto... acabou-se... já não vamos sair daqui..." mas alguns instantes depois, conseguiu levantar-se e caminhar... coxo... mas não desistiu!! Íamos a caminhar pela ciclovia quando ouvimos ao longe "SUSANAAAA", olhámos para trás e era a nossa companheira Ivone! Que vinha com a Cláudia! Uma moça do grupo Açoreana Seguros, que nos fez companhia na Milha em Liverpool! Iam a bom passo! Trocamos algumas palavras e lá foram elas! Entretanto chegámos ao abastecimento :) (Km 15) bananas e laranjas para animar a malta :) águinha fresca e lá fomos nós :) tentei com que ele andasse um pouquinho mais rápido, visto que não conseguia correr... Conseguiu recuperar da caimba, mas as bolhas dos pés estavam a doer cada vez mais :( Cerca de outro Km mais à frente, lá estavam de novo os bombeiros a fazer chuva para refrescar o pessoal :) Ouvia também dali uma banda a cantar "Jump" dos Van Hallen! A musica dá-me força e animo!
Fizémos mais alguns Kms e havia outro abastecimento, agora de bebida isotónica! Se não estou enganada já estávamos no Km 18! Bebemos um pouco de Powerade e lá fomos nós! Entretanto, passa por nós o João! Tirou o boné e acenou-nos! Ficámos muito felizes por o ver! Era sinal que estava bem!
E nós? Bom, fizémos mais uma paragem a meio deste Km! Foi aqui que o Maridão se descalçou! E não mais se voltou a calçar até ao final da prova! 


Tentei animá-lo, puxar por ele, mas as dores já eram muitas... eu sentia-me bem, tirando o pé esquerdo completamente dormente e também começava a ficar queimado das meias....! A minha perna não me estava a chatear e o boné que levava na cabeça também me ajudou a manter minimamente fresca :)
Ia tentanto animar o Maridão e a fazer para que ele nunca desistisse... dando-lhe "hi5 energy" :) estava a ser uma prova de puro sofrimento para ele :(
Chegámos finalmente ao Km 20! Era já a avenida do Centro Comercial Vasco da Gama! Ali haviam muitas pessoas com cartazes!! A bater palmas e com cartazes de incentivo a quem por ali passava..!


Ouvia mais música ao longe e a emoção começava a tomar conta de mim! Disse ao Maridão "Faço questão de correr na recta da meta", mas ele disse-me que já não era mais capaz... fiz mais alguns metros ao lado dele e ele disse-me "Vai sem mim"...! Aqui eu sabia que estava perto da meta e que ele chegaria pouco depois de mim! Enchi o peito de ar e corri com todas as forças que tinha para a meta!! Ia sozinha, as lágrimas de emoção corriam pela minha cara abaixo! Não era racional, não conseguia explicar o que sentia! Não tinha sido fácil até ali, mas, para todas as dificuldades que tenho passado nos últimos meses sem conseguir correr, para mim, apesar dos Kms que fiz da prova, era sem dúvida uma grande vitória! Levava o Maridão e a minha companheira Ivone no pensamento!!!


Corri, corri, corri.... e ao longe vejo o relógio da meta!!! Respirei fundo e corri o mais que pude!! :D Quando me aproximo vejo a minha querida companheira ao longe, aos pulos e aos gritos!! hehe


Recebe-me de braços abertos da meta! As lágrimas continuavam a cair cara abaixo! Não conseguia controlar!!! Estava muito feliz de ter conseguido! 


Poucos minutos depois o nosso companheiro João diz "Olha!!! O Filipe!!" então viro-me para a meta e lá vinha ele! A correr! Descalço, com os ténis na mão!!


Eu e a Ivone corremos para ele e demos-lhe um grande abraço!! Estávamos ali todos! Na meta! Tínhamos conseguido fazer a máxima distancia que nos foi possível, com todas as dificuldades que sentimos por todo o caminho!
Estava tão feliz!!! A minha querida companheira conseguiu fazer a Meia Maratona nas duas horas e meia para as quais tanto tinha treinado!! E nós, apesar de todas as peripécias que nos aconteceram... estávamos ali!!! Tínhamos conseguido!!! Como eu estava feliz!!!
O animador da prova viu-nos ali naquela emoção toda e foi ter connosco! A fazer aquelas perguntas do costume, se estava contente, de onde é que era, enfim :D
Depois de nos recuperarmos de todas as emoções, encaminhámos-nos para a saída, onde estavam a dar as medalhas, então o Maridão teve um gesto muito bonito! Pediu ao senhor das medalhas uma medalha e pôs no pescoço da nossa companheira Ivone e depois, pediu mais outra, e pôs no meu! E o senhor achou tão bonita a atitude dele, que fez questão de por a medalha no pescoço dele e deu-lhe um abraço!


Esta prova foi literalmente sangue, suor e lágrimas! Mas conseguimos!!
Um pouco mais à frente, deram-nos um Magnum e lá fomos nós todos contentes!


Tínhamos conseguido!!! Fomos tirar mais umas fotos para a posterioridade! Esta está feita!!!


#whyirun #asics #rocknrocklisboa

Sem comentários

Enviar um comentário

© Pensamentos Soltos
Maira Gall